sábado, 9 de abril de 2016

Síndrome de Down: Aprendendo com os limites


Olá meus amigos!

Hoje vou falar um pouco sobre Síndrome de Down e como o portador dessa síndrome apresenta aspectos bastante variados em relação a inteligência e  comportamento.

Essa síndrome é causada pela trissomia do cromossomo 21, ou seja, o portador contém um cromossomo a mais no par 21.
Uma pessoa normal apresenta 46 cromossomos, sendo 23 da mãe e 23 do pai, então uma pessoa com 47 cromossomos (no caso da trissomia 21) é caracterizada com Síndrome de Down.

Trissomia do cromossomos 21

A síndrome de Down mesmo sendo mais comum em pessoas de raça branca também pode ocorrer em outras raças, sendo observado algo parecido em animais como chimpanzés e ratos.
Sabe-se que 95% dos casos de Síndrome de Down acontecem no momento da concepção (união dos gametas), sendo um fator relacionado à idade da mulher.  Uma mulher de 30 anos tem a chance de gerar uma criança com Down de 1 em 1.000. Mas as possibilidades vão aumentando com idade, pois uma mulher de 35 anos, as chances são de 1 em 400. Aos 40 anos, 1 em 100 e aos 45 anos as chances são de 1 em 30. Os homens também podem ter um falha genética e desenvolver a trissomia do cromossomos 21, mas isso acontece mais em mulheres.
Mas como isso acontece?
Isso acontece porque células mais velhas possuem maiores chances de terem erros durante seu processo de divisão. Mas mulheres mais novas também podem gerar crianças com Down.
Os portadores de Síndrome de Down possuem deficiência intelectual e características físicas bem particulares. Fisicamente eles possuem olhos amendoados, presença de pregas nas pálpebras, mãos com uma única prega na palma, os membros são curtos e dificuldades na fala. Problemas de saúde e de aprendizados também podem ser detectados, mas os portadores de Down são realmente pessoas incríveis, pois suas dificuldades intelectuais variam de acordo com os estímulos dados durante seu desenvolvimento.

Principais problemas de saúde:

Problemas cardíacos congênitos
      Problemas respiratórios
      Doença do refluxo e esofágico
       Otites recorrentes 
              Apneia do sono
       Disfunções da tireoide (isso explica o problema com obesidade)

A deficiência intelectual varia de acordo com o portador, sendo que alguns possuem uma limitação maior no aprendizado.
Uma experiência que tive foi à oportunidade de conviver durante anos e poder observar o crescimento e o desenvolvimento de uma criança com Síndrome de Down. Vou falar um pouco sobre essa criança, que se chama Luis Antônio (filho de um grande amigo) e hoje ele está com 12 anos de idade.
O Luiz Antônio possui trissomia 21 e algumas características bem comuns que portadores de Down possuem, mas aqui focarei em falar do potencia intelectual dele.

Paixão pela música: O Luis Antônio é uma criança apaixonada por músicas, e seu estilo são músicas geralmente agitadas como um bom rock (Creed, Red Hot Chili Peppers, Avenged Sevenfold e entre outros). Ele tem a capacidade de seguir a coreografia do clipe, guardar momentos marcantes da música e principalmente conseguir reproduzir corretamente algumas palavras em inglês. E como toda a criança, ele conhece todas as músicas e coreografias infantis, como do Patati Patatá e Galinha Pintadinha. 

Habilidades com Tecnologia: Quando eu chegava na casa do meu amigo e começava a observar o Luis usando o computador, ele ficava horas e horas ouvindo e assistindo vídeos no youtube, mas o que me chamava atenção é que ele sabia abrir e escolher os vídeos,  explorando com uma facilidade incrível. E também jogava vídeo game com o seu irmão.
Hoje eu não tenho muito contato com o Luis, mas tenho certeza que ele evoluiu mais ainda. E realmente existem diversos casos de portadores de Down que tem habilidades incríveis, alguns são formados em universidades, outros são profissionais de elite no mercado de trabalho.

A capacidade intelectual dessas pessoas tem que ser estimulada durante o desenvolvimento, pois limitações vão existir, porém os pais tem que ver isso como motivação e não deixar a criança isolada da sociedade.
Eu quis trazer essa parte do desenvolvimento intelectual, porque muitas pessoas acreditam que portadores de Down são pessoas que não tem grandes habilidades e inteligências. Esses portadores possuem sentimentos, podem se apaixonar, são extremamente carinhosos e, aliás, são como eu e você.



Referências Bibliográficas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário