sábado, 16 de dezembro de 2017

Aparecida/SP e o Programa Município Verde Azul



Um desafio muito difícil para humanidade é saber gerenciar e evitar os problemas globais, principalmente quando se tratam de temas como aquecimento global, crise hídrica, crescimento desordenado da população, perda da biodiversidade e outros fatores ambientais, sociais e econômicos.

Com o crescimento e criação de novas cidades fica mais difícil de gerenciar os problemas relacionados à sustentabilidade, pois metade da humanidade vive em cidades e acredita-se que até 2050, esse número subirá para 70%. Dados do Programa Cidades Sustentáveis apontam que no Brasil esse número supera a média mundial, ou seja, a população urbana brasileira pode chegar a 85% .

Sendo assim, existem algumas propostas que visam o equilíbrio ambiental, social e econômico. O Programa Município Verde Azul (PMVA) é um projeto com essa linha de proposta. Esse programa foi criado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, com o auxílio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e tem como objetivo estimular e auxiliar várias prefeituras do estado de São Paulo a desenvolver projetos que visam o desenvolvimento sustentável.

Existem dez diretivas que fazem parte das propostas do PMVA, sendo relacionadas com; Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão Das Águas, Qualidade do Ar e Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

A diretiva Cidade Sustentável tem como objetivo fundamental implementar o uso racional dos recursos naturais, ou seja, o PMVA lança todo o ano alguns objetivos que cada município tem de cumprir durante um ciclo e assim no final de cada ciclo o PMVA posta um ranking das cidades que obtiveram a melhor nota do Índice de Avaliação Ambiental (IAA).

O município de Aparecida/SP participa do PMVA, estando em 190º lugar no ranking geral do programa. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Aparecida/SP tem aproximadamente 36 mil habitantes e uma área de 121,076 km².

O município de Aparecida/SP tem como principal fonte de renda o turismo religioso, ou seja, todo o ano o município recebe em média 12 milhões de pessoas que vão até Aparecida em busca de realizações pessoais.

Neste contexto, o município apresenta alguns problemas ambientais, sendo que possui um custo alto com os trabalhos de gerenciamento de resíduos sólidos, pois de acordo o Plano Municipal de Integrado de Saneamento Básico (PMISB), por dia o município coleta 26 t e o Santuário Nacional de Aparecida coleta 6 t/dia, sendo assim, esse é um dos fatores limitantes para que o município tenha dificuldade nos projetos ambientais. 

Outro fator problemático observado desde 1904 é a grande quantidade de pessoas doentes que vão até Aparecida em busca de esmolas, ou seja, o município pode apresentar um grande risco de epidemias. Entretanto, mesmo contando com algumas adversidades o município consegue caminhar em busca da eficiência ambiental, econômica e social.

Referências:

A12. Santuário Nacional de Aparecida. Acesso em 12 de Outubro de 2017. Disponível em: <http://www.a12.com/santuario/santuario-em-numeros>.

BASTISTA, A. C., CAMARGO, L., DE CAMPOS, A. P., BORSATTO, R. S. Descrição do Programa Município Verde Azul no Município de Quadra – SP. Revista Perspectiva em Educação, Gestão & Tecnologia, v.3, n.6, julho-dezembro. 2014.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRÁFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Acesso em 12 de outubro de 2017. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=350250&search=||infogr%E1ficos:-informa%E7%F5es-completas>.

MACHADO, L. F., MONTAÑO, M. Estratégias De Descentralização Da Gestão Ambiental: O Caso Do Programa Município Verde E Azul (SMA-SP). 2ª Conferência da REDE de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos 1° Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto. São Paulo, 2012.
MANGIALARDO, V.C. Aparecida, Profana e Dividida: Conflitos Socioespaciais no Município de Aparecida, São Paulo, Brasil. Universidade do Vale do Paraíba, SJC, 2015.

OLIVEIRA, E. C., TRINDADE, F. H., PEREIRA, R. S. Políticas Públicas Indutoras do Desenvolvimento Sustentável Local: Um Estudo Sobre o Programa Município VerdeAzul na Região do Grande ABC. Administração Pública e Gestão Social, 7(3), jul.-set. 2015, 109-119. 2015.

PETERS, J. L. Nossa Senhora Aparecida no Discurso da Igreja Católica no Brasil (1854 – 1904). Universidade Federal de Juiz de Fora. 2012.

SIMÕES, L. L. Unidades de Conservação: Conservando a Vida, os Bens e Os Serviços Ambientais. São Paulo. 2008.

PROGRAMA MUNICÍPIO VERDE AZUL (PMVA). Acesso em 12 de outubro de 2017. Disponível em: <http://www.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul/>.
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL. 5º Ed. 2012. Disponível em: <http://www.cidadessustentaveis.org.br/>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário