segunda-feira, 9 de maio de 2016

Água e Educação Ambiental


Olá meus amigos! Tudo bem com vocês?

Hoje vou abrir mais uma discussão referente à conservação dos recursos naturais, e em especial, abordarei os assuntos sobre educação ambiental e a importância da água.

A água é um recurso natural do qual nós dependemos para sobreviver, sendo atingida por vários tipos de poluição, em especial a água doce, que totaliza apenas 2,5% em todo o planeta, sendo que apenas 0,3% desse total são encontrados em rios e lagos. O restante está concentrado em geleiras e lençóis freáticos, o que evidencia a pequena disponibilidade para consumo da maior parte da população.

A água possui três estados físicos: sólido, líquido e gasoso, e se mantém em um permanente processo de mudança de estados físicos. Este fenômeno, essencial para a dinâmica do Sistema Natural Terrestre (Geosfera), integrando Atmosfera-Hidrosfera-Pedosfera-Biosfera, é denominado de ciclo hidrológico ou ciclo da água. A água pode ser encontrada em seu estado sólido, em geleiras ou em flocos de neve. No estado líquido, a água é encontrada nos mares, rios, lagos e lagoas, e também na chuva, nos solos, nos aquíferos e nos corpos dos seres vivos. No estado gasoso, a água é encontrada na forma o vapor d’água.

O conhecimento da importância da água e da dinâmica de seu ciclo hidrológico deve ser levado a toda a sociedade (indústrias, órgãos públicos, ONG’s e pessoas, de forma individual ou coletiva) de forma clara e objetiva, para que aconteça uma conscientização da importância do ciclo e de como mantê-lo.

O Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) do estado de São Paulo mostra que toda água existente na Terra (1.380.000 Km³), 97,3% é água salgada e apenas 2,7% água doce. Da água doce disponível na terra (37.000 Km³), 77,20% se encontra em forma de gelo nas calotas polares (28.564 Km³), 22,40% se trata de água subterrânea (8.288 Km³), 0,35% se encontra nos lagos e pântanos (128 Km³), 0,04 % se encontra na atmosfera (16 Km³) e apenas 0,01% da água doce está nos rios (4 Km³).

Conforme divulgado pelas Organizações das Nações Unidas (2012), cerca de 1,6 bilhão de pessoas vivem em regiões com escassez absoluta de água e dois terços da população poderão ser afetados pelo estado crítico da água até o ano de 2025.

Segundo o Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (2012), devido à grande demanda, atualmente há menos água potável no planeta. Cita-se que os limites sustentáveis dos recursos da água superficial e subterrânea já foram ultrapassados em diversas regiões. A utilização de água subterrânea e de bacias hidrográficas triplicou nos últimos 50 anos.

A conservação dos recursos hídricos deve ser introduzida em vários tipos de atividades pedagógicas, sendo a matriz principal da educação ambiental. Educação ambiental para mim é uma forma de transmitir o conhecimento para a coletividade de forma pedagógica, usando instrumentos dinâmicos e orais, com o objetivo de obter um comportamento consciente da coletividade ao interagir com o meio ambiente.

Atualmente, destaca-se muito a conservação do meio ambiente, a sustentabilidade e a escassez dos recursos naturais, tornando a educação ambiental uma atividade fundamental para a formação dos indivíduos, principalmente durante as fases iniciais da educação formal e não formal.

As crianças representam um dos principais públicos-alvo da educação ambiental, pois são indivíduos em desenvolvimento, de opiniões e hábitos que podem se perpetuar para as futuras gerações. Para a conscientização infantil, é de extrema importância o contato com a natureza, tornando lúdica a definição e preservação do meio ambiente, mas falar também em sala em de aula e em casa ajuda muito também.

A Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA, instituída pela lei n° 9.795 de 1999, e regulamentada pelo decreto nº 4.281 de 2002, diz que educação ambiental é desenvolvida quando um indivíduo que possui conhecimento e habilidades pedagógicas passa seu conhecimento para a sociedade, levando em considerações valores culturais, sociais e ambientais, considerando a qualidade de vida e a conservação dos recursos naturais e ambientais.

A Educação Ambiental no Brasil surgiu antes de sua institucionalização no governo federal. Até o início dos anos de 1970 persistiu o movimento conservacionista e, logo após, houve uma emergência quanto à questão ambiental que teve como aliada as lutas pela liberdade democrática, representada pelas ações de professores, estudantes e escolas, por meio de organizações da sociedade civil, prefeituras municipais e governos estaduais, com atividades educacionais voltadas para ações de recuperação, conservação e melhoria do meio ambiente. Cita-se também, que neste período surgiram os cursos de especialização em Educação Ambiental.

A Educação Ambiental, é entendida, de forma simples e direta, como uma forma de instrução para a conservação ambiental, visando à manutenção dos recursos naturais, logo, com reflexos positivos na qualidade de vida dos grupos humanos, é uma forma de educação não formal realizada pelas sociedades há muito tempo. Contudo, de forma institucionalizada e sistematizada, a Educação Ambiental é uma prática muito mais recente, por isso, ainda em processo de consolidação nos diversos meios sociais.

Em 1973, o processo de institucionalização da Educação Ambiental no governo federal se iniciou com a criação da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) e em 1981, devido à criação da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), foi estabelecido à inclusão da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, inclusive na comunidade. Com a Constituição Federal de 1988, no inciso VI do artigo 225, que se refere à promoção da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a constituição pública para a preservação do meio ambiente, a tendência da Educação Ambiental se concretiza no Brasil.
Em 1991 a Educação Ambiental foi considerada pela Comissão Interministerial para a preparação da Rio 92, como um dos instrumentos da política ambiental brasileira.

Cita-se, ainda, que a divisão da Educação Ambiental no Brasil é retratada em três modalidades principais que são:

·        Projetos.
·         Disciplinas Especiais.
·         Inserção da Temática Ambiental nas Disciplinas.

No período de 2001 a 2004, o desempenho destas modalidades foi diferente. O crescimento com relação a este período atingiu aproximadamente 90% nas modalidades de Projetos e Disciplinas Especiais, enquanto a taxa de crescimento da Inserção da Temática Ambiental nas Disciplinas foi de apenas 17%.

E atualmente os projetos ainda se mantêm ativos, sendo que hoje a educação ambiental já é mais vista nas universidades, órgãos públicos e entre outros.

Então, de forma geral, a educação ambiental é realmente importante para que possamos ter uma visão concreta da importância que os recursos naturais pode nos proporcionar.

Com esse texto, pude trazer um pouco sobre esse assunto tão importante e necessário. Acredito que de certa forma pude passar um pouco do meu entendimento para que vocês. Ficarei muito feliz se essas palavras atingirem várias pessoas, mas vou ficar mais feliz ainda em atingir o público jovem, sendo eles a base de um futuro consciente.




 REFERENCIAL:

CADERNO SECAD. Educação Ambiental: Aprendizes De Sustentabilidade. Brasília, 2007.
GRASSI, Marco. As Águas do Planeta Terra. Edição Especial, Maio, 2001.
MATSUURA, Koichiro. Uso Racional da Água: Essencial Para Sua Vida e Para Seu Negócio.Novembro, 2011.




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