segunda-feira, 6 de junho de 2016

Dia Mundial do Meio Ambiente: Desabafando



Olá meus caros amigos!

Tudo bem com vocês?

Ontem dia 5 de junho foi o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data muito importante para o Planeta Terra. Esta data foi estabelecida em 15 de dezembro de 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas na Conferência de Estocolmo, que teve como objetivo iniciar as discussões sobre meio ambiente e consciência ambiental.

Hoje quero fazer uma reflexão referente a essa data e falar se realmente estamos usando essa data para ajudar o no nosso “Planeta Azul”.

Estamos “carecas” de ver notícias sobre desmatamento, poluição de rios, poluições atmosféricas, tráficos de animais e um incontável descaso com a natureza.
O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo e com uma quantidade de recursos hídricos de dar inveja em muitos países.

Mas o Brasil sabe aproveitar e conservar esses recursos?
Acredito que não.

A lei ambiental no Brasil evoluiu muito nos últimos anos, porém a aplicabilidade dessas leis a maioria das vezes só atingem pessoas de baixa classe social. E é muito comum observar empreendimentos que rasgam toda a Legislação Ambiental Brasileira por simplesmente terem um capital que satisfaz a “Elite Brasileira”.

O que falar dos licenciamentos ambientais aprovados de forma errada e sem nenhuma preocupação com a fauna, a flora e a população tradicional do local?

O que falar dos incontáveis animais silvestres que são traficados todos os anos?

É realmente triste ver toda a nossa fauna e flora sendo vendidos. E eu te pergunto. Faz sentido vender algo que não tem preço por um “preço de banana”?

Se você compra esses animais e ainda acha que esta no lucro, você está totalmente errado.
Cada animal tem uma importância ecológica naquele ecossistema que ele vive. Você se lembra do “efeito borboleta” ?  
Se você lembra vai começar a entender que essas atitudes vão ter uma consequência no futuro. Então se você interagiu com algo que não é comum na natureza, Cuidado!!!

Essa data serviu para eu desabafar um pouco sobre essa triste realidade em que vivemos. Mas como o objetivo de poucos é fazer com que as pessoas tenham um pouco de consciência ambiental, e eu faço parte dessa minoria que ainda tem força para lutar. Se você também visa em ter um mundo mais consciente, COMPARTILHE aqui sua luta.

Muito obrigado a todos!


3 comentários:

  1. Achei muito interessante tocar nessa parte de que as classes mais "baixas" que arcam com a tentativa de não onerar o meio ambiente, um exemplo é a energia elétrica, enquanto somos punidos e incentivados a economizar energia, vemos grandes empresas, lojas, shoppings, etc desperdiçando energia e por fim nós que não fazemos nossa parte!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo totalmente com você Tiago, é bem comum observar esses acontecimentos e de fato nós que somos da classe baixa assumimos a responsabilidade de manter uma qualidade de vida. Diferentemente da "elite" que devia da um bom exemplo.

    ResponderExcluir
  3. Nice photos.
    Happy blogging.

    ResponderExcluir