terça-feira, 21 de junho de 2016

RED LIST: MAMÍFEROS


Olá, meus caros amigos!

Tudo bem com vocês?

Hoje, vou trazer um assunto crítico sobre mamíferos ameaçados de extinção no Brasil e não posso deixar de comentar o triste fato de uma onça-pintada que foi morta por militares do Exército após uma exibição do evento de cerimônia da tocha olímpica em Manaus-AM. A onça-pintada era conhecida como Juma e era mascote do CIGS (Centro de Instrução de Guerra na Selva) do Exército Brasileiro. Durante o evento, a onça-pintada Juma como todo animal silvestre mantido em cativeiro provavelmente estava estressada e acabou escapando do cativeiro. E então o pior aconteceu, ela foi morta a tiros.

Mas vamos entender um pouco sobre os mamíferos ameaçados de extinção e vocês vão ver que a onça-pintada está ameaçada.

Vamos lá!!

Os mamíferos sempre chamam a atenção das pessoas devido a sua beleza e também a sua capacidade de conviver com o homem, com os cachorros e gatos. Alguns mamíferos causam problemas domiciliares, sendo responsáveis por algumas doenças. Um animal que chama muito atenção de pessoas e cientistas são os macacos, devido a sua grande semelhança física e genética com os seres humanos. Esses animais podem ser usados também como cobaias de pesquisas para a indústria farmacêutica.

O Brasil possui uma grande diversidade de mamíferos (terrestres, aquáticos e alados). Entre a grande diversidade de mamíferos, predominam animais de pequeno porte. Além do tamanho reduzido, apresentam, em sua maioria, hábitos noturnos, comportamento furtivo e capacidade de se camuflar na vegetação. Em outros continentes, em áreas abertas como a Savana africana, a ocorrência de animais de grande porte favorece a observação.

São poucas as espécies de mamíferos que ocorrem no Brasil e apresentam hábitos de vivência em grupos, como a ariranha (Pteronura brasiliensis) por exemplo. Algumas espécies formam grupos em períodos reprodutivos ou simplesmente pelo cuidado parental, mas quando os filhotes desmamam, em sequência, acabam se tornando independentes.
A diversidade de mamíferos no Brasil é atualmente de 688 espécies, sendo dividida em 12 ordens: Primates, Didelphimorphia, Sirenia, Cingulata, Pilosa, Lagomorpha, Chiroptera, Carnivora, Perissodactyla, Artiodactyla, Cetacea e Rondentia.

Segundo dados do ICMBio (Instituo Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), o Brasil abriga a maior diversidade de mamíferos do mundo, sendo que 66 espécies dessa diversidade encontram-se ameaçadas de extinção. As radicais mudanças no Bioma Mata Atlântica que foram causadas, sobretudo, por atividades humanas nos últimos cento e cinquenta anos, destacando-se a expansão das áreas urbanas e rurais, agricultura, tráfico de animais e também a caça ilegal, somadas são destruidoras. Das duzentos e cinquenta espécies de mamíferos da Mata Atlântica, 55 ocorrem somente nesse bioma, sendo que 38 estão ameaçadas de extinção.

O ICMBio, utilizando como suporte legal a Portaria 316/2009 do Ministério do Meio Ambiente, criou um pacto com a sociedade, tendo como principal objetivo a recuperação das espécies ameaçadas de extinção. O PAN (Plano de Ação Nacional) tem como objetivo a conservação dos mamíferos da Mata Atlântica Central nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia, sendo que esses estados sofrem grandes pressões antrópicas e também possuem uma grande importância no cenário socioeconômico do País.

A mastofauna possui uma importância vital na manutenção do equilíbrio de um ecossistema, estando presentes nos mais diferentes processos ecológicos, entre eles, o controle populacional de suas presas e a constante ajuda na regeneração das matas.

A fauna em geral pode ser considerada como bioindicador, pois sua presença no local pode mostrar o estado de conservação do ambiente.
A fragmentação florestal e a perda de habitat gerados por ações antrópicas são as maiores ameaças aos mamíferos terrestres nos ambientes brasileiros, pois os mamíferos de grande, médio e pequeno porte ainda são alvo de caça, que é uma atividade ilegal há mais de 35 anos no Brasil.

Vou mostrar para vocês alguns animais que estão ameaçados de extinção no Estado de São Paulo e em todo Brasil.
De acordo com a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) classifica:

(LC) Pouco Preocupante
(NT) Quase Ameaçada
(VU) Vulnerável
(EN) Em Perigo 
(CR) Em Perigo Crítico 
(EW) Extinto Na Natureza
(EX) Extinto

E com isso vou apresentar para vocês alguns animais ameaçados de extinção de acordo com o Livro Vermelho

de Espécies Ameaçadas de Extinção:

 Onça-pintada (Panthera onca) (VU)
Onça-pintada

Sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) (VU)
Sagui-da-serra-escuro

Macaco-prego (Cebus robustus) (VU)
Macaco-prego

Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) (EN)
Mico-leão-dourado

Muriqui (Brachyteles hypoxanthus) (CR)
Muriqui (maior primata das Américas)

Jaguatirica (Leopardus pardalis mitis) (VU)
Jaguatirica

Onça-parda (Puma concolor capricornensis) (VU)
Onça-Parda

Ariranha (Pteronura brasiliensis) (VU)
Ariranha 

Jubarte (Megaptera novaeangliae) (VU)
Baleia Jubarte

Esses são apenas alguns mamíferos ameaçados de extinção no Brasil, a lista ela é ainda maior, então é muito importante conhecer para preservar.

Referencial:
COSTA, L.P., LEITE, Y.R.L., MENDES, S.L. & DITCHFIELD, A.D. 2005. Conservação de mamíferos no Brasil. Megadiversidade. 1(1):103-112.
INSTITUDO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-plano-de-acao/pan-mamiferos-da-mata-atlantica/sumario-executivo-mamac-site.pdf>. Acesso em: 20 de Jun. 2016.
MAZZOLLI, M. 2006. Persistência e riqueza de mamíferos focais em sistemas agropecuários no planalto meridional brasileiro. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
REIS, N.R., PERACCHI, A.L., PEDRO, W.A., LIMA, I.P. Mamíferos do Brasil, Londrina, 2006.
TONHASCA JUNIOR, A. Ecologia e história natural da mata atlântica. Ed.Interciência Ltda., Rio de Janeiro. 197 p. 2005.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário